Conheça o método PediaSuit



PediaSuit é um método terapêutico de abordagem holística para o tratamento de indivíduos com disfunções neurológicas, que surgiu com base em uma roupa criada nos anos 70, por cientistas russos para os astronautas usarem, pois quando eles retornavam do espaço e chegavam na Terra com dificuldades motoras, como perdas de densidade óssea, massa muscular e de movimentos. Com o surgimento desta roupa, os astronautas puderam neutralizar os efeitos nocivos causados pela ausência da gravidade, possibilitando longas viagens pelo Espaço.


Vamos entender então como funciona esta roupa no nosso corpo e como é realizado o tratamento


O que é o PediaSuit?

Criado em 2006 por um brasileiro, para utilizar na reabilitação do seu filho que tem Paralisia Cerebral, o PediaSuit é uma vestimenta ortopédica e proprioceptiva, para ser utilizada na terapia intensiva com o Protocolo PediaSuit.


A vestimenta é composta de:

Chapéu, colete, short, joelheiras e calçados adaptados, que são interligados por tiras elásticas.


Um princípio básico do PediaSuit é criar um suporte para que o corpo seja alinhado o mais próximo do funcional possível, gerando também uma descarga de peso que é essencial para a regulação do tônus muscular e para a função vestibular e sensorial, essa descarga é gerada pelo ajuste das tiras elásticas e podem variar de 15 a 40 kg.




Como é realizado o Protocolo PediaSuit?

É a associação do uso da órtese proprioceptiva (vestimenta ortopédica descrita a cima) com um protocolo de terapia intensiva, no qual esse protocolo têm uma duração de 4 semanas, com a realização de sessões diárias de 4 horas (podendo ser adaptada para casos no qual a indicação seja de menos do tempo diário, para adaptação inicial do paciente à terapia).


Após as 4 semanas, são realizadas mais 2 semanas de tratamento diário de 1 hora, que faz parte de um período que chamamos de “manutenção”, que serve para uma consolidação de tudo que foi ganho pelo paciente até o momento e para os pacientes que terão indicação de um novo ciclo de terapia intensiva, é como se fosse um período de recuperação e preparação para o próximo ciclo.


Esse protocolo de terapia intensiva visa o desenvolvimento motor, o reforço muscular, o equilíbrio e a coordenação do indivíduo, sendo realizado através da utilização mútua da roupa do PediaSuit e a Gaiola de Atividades.





Após uma Avaliação realizada por um profissional, o Protocolo PediaSuit inicia-se com aquecimento e exercícios terapêuticos, após isso é vestido o macacão (vestimenta ortopédica descrita a cima) no paciente que realizará, durante as próximas horas, atividades/exercícios de fortalecimentos muscular, além de atividades para a melhora da habilidade motora, como do equilíbrio, controle postural, coordenação e marcha.


Durante essas horas de atividades intensivas, uma pausa de 15 minutos é feita para a criança lanchar e então retomar as atividades até o final da sessão, onde nos minutos finais o ritmo da terapia é reduzido para a criança desacelerar e poder concluir a terapia do dia.


Quais são as indicações e os benefícios do Protocolo PediaSuit?

A utilização do macacão associado a fisioterapia intensiva (terapia intensiva) tem tido muitos resultados positivos, sendo benéfico então para crianças com diversos tipos de diagnósticos, como:


- Paralisia Cerebral;

- Atraso do Desenvolvimento Motor;

- Síndrome de Down;

- Deficiências ortopédicas e neurológicas;

- Hipotonia;

- Autismo;

- Acidente Vascular Encefálico, entre outros.


Os benefícios também são vários, como:

- Melhora do alinhamento corporal;

- Melhora da densidade óssea;

- Melhora do tônus muscular;

- Diminuição das contrações;

- Auxilia a correção do padrão de marcha;

- Melhora o equilíbrio;

- Melhora a coordenação;

- Melhora a consciência corporal, entre outros.


Porém, precisamos nos informar também quanto às contraindicações para este tipo de tratamento e também as precauções de alguns casos, como para qualquer outro tratamento.


O Protocolo PediaSuit hoje é um método de grande procura pelas famílias de todos os lugares do Brasil e do mundo, devido ao seu excelente desempenho nos resultados obtidos pelos pacientes que participam da terapia intensiva através deste método. É importante ressaltar também que é necessário que o profissional seja certificado no método para executar o Protocolo PediaSuit.



 

Alana Haddad é formada em Fisioterapia pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-Graduanda em Fisioterapia Pediátrica e Neonatal. Possui Certificação no Protocolo PediaSuit. Atende bebês e crianças com Alterações Neuropsicomotoras em consultório e domicílio. Realiza atendimentos sociais em uma Entidade Filantrópica situada na Zona Norte do Rio de Janeiro.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo