top of page

Conheça a fibrodisplasia ossificante progressiva (FOP)


Trata-se de uma patologia rara, que caracteriza-se por malformação congênita do hálux bilateral (dedão do pé) e progressiva ossificação dos tecidos musculoesqueléticos.

Manifesta-se na primeira década de vida. Afeta meninos e meninas. A causa é hereditária, com padrão de herança autossômico dominante, mas pode ocorrer como um primeiro caso, em uma família sem nenhum antecedente da patologia, devido à mutação genética.

Uma das características clinicas mais importantes e que chamam a atenção para a possibilidade do desenvolvimento da patologia vem a ser a deformidade congênita do hálux (dedão do pé), ou seja, a criança já nasce com o “dedão” curto e valgo, veja a foto abaixo.



As manifestações da doença ocorrem com o surgimento de nódulos dolorosos em tecidos moles (músculos e ligamentos), que evoluem para ossificação heterotópica, com formação de caroços, de consistência endurecida, pelo corpo, gerando deformidades e rigidez articular progressiva.

O principal local de acometimento é o esqueleto axial, ou seja, pescoço e coluna vertebral mas, pode acometer qualquer parte do corpo da criança.



Observem a ossificação do músculo do pescoço à direita.


A maioria das ossificações em partes moles, ocorrem espontaneamente, mas o principal fator que predispõe a piora da doença vem a ser o traumatismo em partes moles.

As manifestações iniciais da doença, com frequência, são mal diagnosticadas, gerando equívocos de conduta médica que resulta em consequências negativas para a criança.

O principal equívoco acometido, na maioria dos casos, é a realização de biópsias para diagnosticar a causa dos caroços que surgem pelo corpo.

Sabemos que procedimentos invasivos como biópsias e cirurgias, acarretam trauma aos tecidos moles e com isso, aceleram o processo de ossificação de partes moles, piorando a doença.

Portanto, é importante identificar as características físicas da doença para o seu reconhecimento clínico, realizar exames de imagem, evitando procedimentos invasivos que sabidamente pioram a doença.




Hálux curto, valgo, hipoplasia da falange proximal.


Com a evolução da doença, o comprometimento respiratório pode ocorrer por dificuldade de expansão da parede torácica (doença restritiva).

A deformidade do “dedão” do pé, não deve ser corrigida cirurgicamente, pois acelera o processo de ossificação de partes moles e piora a doença.

Sabemos que o músculo diafragma (responsável pela respiração), músculos extra-oculares e coração não são acometidos pela doença.

Não há tratamento definitivo curativo para a doença, bem como não há tratamento preventivo eficaz.

Medicamentos antiinflamatórios esteróides ou não esteróides, são paliativos.

O diagnóstico precoce clínico pode ser confirmado com teste genético, sendo extremamente importante para prevenir dano iatrogênico.

Biópsias para esclarecimento dos “caroços” não devem ser realizadas pois, pioram a doença.




Obrigado pela atenção.


Um abraço a todos!


Dr. Maurício Rangel é formado em Medicina pela Faculdade Souza Marques (1994) e médico Ortopedista Pediátrico. Trabalha atualmente em consultórios com atendimento ambulatorial e cirurgias ortopédicas pediátricas eletivas. Especialista em diversas patologias musculoesqueléticas em crianças e adolescentes e cirurgias relacionadas.

Consultório: Barra Life

Av. Armando Lombardi, 1000 – sala 231, bloco 2, Barra da Tijuca | Rio de Janeiro

Telefone para contato: 3264-2232/ 3264-2239




Criança e Saúde

Criança e Saúde é um site colaborativo que possui a missão de ajudar pessoas a encontrarem informação sobre a saúde dos seus filhos. As informações publicadas neste site têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas. Todos os direitos reservados ao Criança e Saúde. Proibido a reprodução do conteúdo deste site sem prévia autorização. A Redação do Criança e Saúde não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados ou por qualquer conteúdo publicitário e comercial, sendo este último de inteira responsabilidade dos anunciantes.



contato@criancaesaude.com





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page