Dor no calcanhar nas crianças e adolescentes




Dor no calcanhar em crianças e adolescentes é uma queixa frequente nos consultórios. A principal patologia causadora é conhecida como osteocondrose do calcâneo.

O que significa isso?


Trata-se de uma patologia inflamatória na extremidade do osso calcâneo, região conhecida como apófise, onde ficam inseridos o tendão de Aquiles e a fáscia plantar (tecido da planta do pé).

A inflamação ocorre devido a excessiva tração realizada por esses tecidos presos ao osso, provocando o quadro doloroso.

Como são as queixas?



Acomete crianças e adolescentes ativos, praticantes de diversas modalidades esportivas.

A dor é localizada na face plantar do calcanhar, é intermitente, com relatos de episódios de piora e melhora repetidas vezes.

As atividades físicas geralmente pioram os sintomas e o repouso melhora a dor.

Nos momentos de dor a criança apresenta claudicação (mancar) e em alguns casos caminha na ponta dos pés com a finalidade de impedir o apoio do peso corporal sobre o calcanhar.

Pode acometer um ou ambos os pés.

Não há inchaço ou sinais inflamatórios locais como vermelhidão.

A confirmação diagnóstica:



É feito através do exame físico articular da criança.

A dor é bem localizada e provocada pela palpação local, ou seja, a criança ou adolescente refere um ponto específico de maior intensidade dolorosa na face plantar do calcâneo.

Geralmente não há dor a palpação do tendão de Aquiles.

Os movimentos das articulações do pé e tornozelo estão livres e sem dor.

É frequente o achado de pés planos nos pacientes com essa patologia.

Os diagnósticos diferenciais:

Importante ressaltar que nem toda a dor no calcanhar da criança ocorre devido à osteocondrose do calcâneo.

Existem outras possibilidades que devem ser pensadas e afastadas através da consulta, exame físico e de imagem.


As principais patologias que podem se manifestar com dor no calcanhar são:

– Fratura patológica do calcâneo, ou seja, fratura através de um osso enfraquecido por lesão benigna conhecida como cisto ósseo simples. Essas fraturas ocorrem por trauma de baixa intensidade e necessitam para o seu diagnóstico, a realização de exame de imagem.

– Barra óssea, ou seja, uma patologia congênita em que ocorre uma união anormal dos ossos do pé e tornozelo (calcâneo e tálus) e que pode se manifestar com dor na região do calcanhar. A diferença existe no exame físico em que, na barra óssea, haverá limitação dolorosa na movimentação das articulações do pé enquanto que na osteocondrose os movimentos são livres. Exame de imagem é importante para esse diagnóstico.

– Fraturas por estresse do calcâneo, ou seja, fratura que ocorre por excesso de atividade física provocando microlesões ósseas no calcâneo, manifestando-se com dor local e diagnosticado através de exame de imagem.

– Osteomielite do calcâneo, embora seja uma região de menor incidência de infecção óssea, seu quadro clínico pode ser similar ao da osteocondrose, exigindo também exame de imagem e de laboratório para a sua confirmação.

Com o exposto acima concluímos que é importante a realização de exames de imagem complementares de baixo custo (radiografia simples) nos casos de suspeita de osteocondrose do calcâneo, principalmente para afastar as possibilidades diagnósticas diferenciais.

Uma vez confirmado a osteocondrose do calcâneo, o tratamento é conservador e exige analgesia, fisioterapia e medidas para absorver os impactos no calcanhar durante as atividades diárias e físicas da criança.




Um abraço a todos!


Dr. Maurício Rangel é formado em Medicina pela Faculdade Souza Marques (1994) e médico Ortopedista Pediátrico. Trabalha atualmente em consultórios com atendimento ambulatorial e cirurgias ortopédicas pediátricas eletivas. Especialista em diversas patologias musculoesqueléticas em crianças e adolescentes e cirurgias relacionadas.

Consultório: Barra Life

Av. Armando Lombardi, 1000 – sala 231, bloco 2, Barra da Tijuca | Rio de Janeiro

Telefone para contato: 3264-2232/ 3264-2239




Criança e Saúde

Criança e Saúde é um site colaborativo que possui a missão de ajudar pessoas a encontrarem informação sobre a saúde dos seus filhos. As informações publicadas neste site têm caráter meramente informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas. Todos os direitos reservados ao Criança e Saúde. Proibido a reprodução do conteúdo deste site sem prévia autorização. A Redação do Criança e Saúde não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados ou por qualquer conteúdo publicitário e comercial, sendo este último de inteira responsabilidade dos anunciantes.



contato@criancaesaude.com





3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo